A palavra “ícone” tem origem no grego eikōn (εἰκών), que significa “imagem”, “representação” ou “semelhança”. Essa raiz grega está relacionada à ideia de algo que representa ou imita outra coisa.

Na Idade Média, o termo foi incorporado ao latim como iconis, referindo-se especialmente a imagens religiosas, como os ícones da Igreja Ortodoxa. Com o tempo, o uso da palavra se expandiu para incluir representações visuais em contextos mais amplos, como em design gráfico e tecnologia digital, onde “ícone” passou a designar símbolos que representam funções ou aplicativos.

No entanto, o recurso de utilizar imagens para representar coisas na realidade é algo muito mais antigo — que remonta, inclusive, à pré-história, através das pinturas rupestres.

Para não irmos muito longe na história, vamos nos ater ao uso digital dos ícones, já no seu contexto utilitário mais contemporâneo. Preparei uma linha do tempo para ilustrar o desenvolvimento dos ícones ao longo da história a partir deste recorte que mencionei.

1981
1983
1984
1984
1985
1985
1986
1989
David Canfield Smith, Norm Cox, os ícones da Xerox Star e o famoso "ícone de hambúrguer"
David Canfield Smith e Norman Cox desenvolveram, entre 1980 e 1981, o Xerox Star System, um dos primeiros sistemas com interface gráfica de usuário (GUI). Muitas das ideias visuais que são utilizadas até hoje nasceram aqui. Um dos ícones mais famosos desse sistema é o "ícone de hambúrguer", que se tornou um "símbolo universal" de menus.
Lançamento da Apple Lisa
Em 1983, foi lançado o Apple Lisa, um dos primeiros computadores pessoais a apresentar interface gráfica de usuário (GUI). Assim como o Xerox Star System, o sistema operacional Lisa permitia o uso de janelas, ícones e menus, características que hoje são padrão em muitos sistemas.
Lançamento da Apple Macintoshi I
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh I. Diferente do Apple Lisa, o Macintosh I foi um sucesso comercial e se tornou o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica do usuário (GUI).
Susan Kare entra em cena e revoluciona a maneira de como interagimos com os sistemas
Susan Kare desenvolveu ícones para o Macintosh I e se consolidou como uma das designers gráficas mais importantes e influentes da história, sendo ela a responsável por criar a maioria dos ícones que até hoje usamos em nossos sistemas, como a "lixeira", o "balde de tinta" e a "mãozinha".
Atari TOS e a introdução dos ícones em perspectiva 3D
Em 1985, a Atari TOS introduziu a ideia de ícones 3D, ou seja, ícones que simulam em seu desenho uma percepção de profundidade e volume. Os ícones 3D têm como objetivo representar os objetos do mundo real com mais fidelidade, o que torna a conexão dos usuários mais intuitiva.
Workbench Amiga e Icon Master: O primeiro editor de ícones
Em 1985, é lançada a Workbench I, sistema operacional padrão e nativo dos microcomputadores da Commodore Amiga. Esse sistema, que possuía uma tela diferencialmente colorida, permitia ao usuário personalizar seus próprios ícones. Sim, é isso mesmo que você leu! Através de um programa que, nas últimas versões do sistema, se chamaria Icon Master, você teria à sua disposição um painel completo e intuitivo para criar seus próprios ícones e suas regras de interação.
Há um interessante vídeo do canal Amiga Love que mostra como o Icon Master da Workbench funcionava. Clique aqui para ver este vídeo.
GEOS
Em 1986, o GEOS (Graphic Environment Operating System) da Commodore 64 apresentava seus ícones com contornos coloridos pela primeira vez.
NEXTSTEP e o Esqueumorfismo
Em 1989, Steve Jobs fundou a NEXTSTEP e apresentou o primeiro painel de ícones com um conceito hiperdetalhado de esqueumorfismo.

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