CMS é a sigla para Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Você já deve ter ouvido falar do WordPress, correto?
Então, WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (o mais famoso, diga-se de passagem – inclusive, este site é feito em WordPress).
Basicamente é um aplicativo para gerenciar conteúdo em plataformas digitais (ou seja, seu site corporativo, seu e-commerce ou seu blog).
Gerenciar conteúdo significa que você pode criar, editar ou deletar conteúdos.
Quais as vantagens do CMS?
Antigamente, se as empresas quisessem atualizar o conteúdo do seu site corporativo (como trocar um banner ou mudar um texto), elas precisavam contratar algum desenvolvedor ou empresa especializada para manutenções de rotina para altear o arquivo HTML da página.
O CMS veio para fazer com que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo do seu próprio site, permitindo que qualquer pessoa possa criar, gerenciar, alterar e deletar conteúdo sem conhecimento de linguagem HTML.
Com um CMS, a atualização do conteúdo do seu site se torna desburocratizada, permitindo que diversos colaboradores da sua empresa atualizem diretamente áreas específicas do seu site.
Por exemplo: se você tem um e-commerce, você pode colocar um time para gerenciar os produtos no site e os pedidos de compra.
Se você tem um blog corporativo, você pode colocar seu time de conteúdo para postar diretamente os conteúdos do seu blog.
Como funciona basicamente um CMS?
O funcionamento do CMS é geralmente muito simples.
Num CMS, todo conteúdo do seu site é geralmente guardado em banco de dados (por exemplo, o MySQL) que se comunica com alguma linguagem de programação (por exemplo, o PHP) e apresenta esse conteúdo em formato de HTML.
Os CMS possuem, de um modo geral, 2 partes:
- Área de visualização
- Área de administração (acessível através de um login e senha)
A área de visualização é o seu site em si, ou seja, como seus clientes vão ver o seu site.
A área de administração é uma área que só você (ou quem você permitir) terá acesso. É na área de administração que você vai gerenciar o conteúdo do seu site, que irá se refletir na área de visualização.
Criamos um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) personalizado para o seu site.