O que é um CMS (plataforma de gerenciamento de conteúdo)?

Você já deve ter se deparado com esse termo: CMS. Correto? Neste artigo vamos explicar de forma simples o que é um CMS (ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Guia de Conteúdo

CMS é a sigla para Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Você já deve ter ouvido falar do WordPress, correto?

Então, WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (o mais famoso, diga-se de passagem – inclusive, este site é feito em WordPress).

Basicamente é um aplicativo para gerenciar conteúdo em plataformas digitais (ou seja, seu site corporativo, seu e-commerce ou seu blog).

Gerenciar conteúdo significa que você pode criar, editar ou deletar conteúdos.

Quais as vantagens do CMS?

Antigamente, se as empresas quisessem atualizar o conteúdo do seu site corporativo (como trocar um banner ou mudar um texto), elas precisavam contratar algum desenvolvedor ou empresa especializada para manutenções de rotina para altear o arquivo HTML da página.

O CMS veio para fazer com que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo do seu próprio site, permitindo que qualquer pessoa possa criar, gerenciar, alterar e deletar conteúdo sem conhecimento de linguagem HTML.

Com um CMS, a atualização do conteúdo do seu site se torna desburocratizada, permitindo que diversos colaboradores da sua empresa atualizem diretamente áreas específicas do seu site.

Por exemplo: se você tem um e-commerce, você pode colocar um time para gerenciar os produtos no site e os pedidos de compra.

Se você tem um blog corporativo, você pode colocar seu time de conteúdo para postar diretamente os conteúdos do seu blog.

Como funciona basicamente um CMS?

O funcionamento do CMS é geralmente muito simples.

Num CMS, todo conteúdo do seu site é geralmente guardado em banco de dados (por exemplo, o MySQL) que se comunica com alguma linguagem de programação (por exemplo, o PHP) e apresenta esse conteúdo em formato de HTML.

Os CMS possuem, de um modo geral, 2 partes:

  • Área de visualização
  • Área de administração (acessível através de um login e senha)

A área de visualização é o seu site em si, ou seja,  como seus clientes vão ver o seu site.

A área de administração é uma área que só você (ou quem você permitir) terá acesso. É na área de administração que você vai gerenciar o conteúdo do seu site, que irá se refletir na área de visualização.

Criamos um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) personalizado para o seu site.